Marketing para o agronegócio

Na noite da última quarta-feira (22), o publicitário Guilherme Leite proferiu uma palestra aos alunos do Curso Técnico em Agronegócio, da E.E. Ramona da Silva Pedroso, viabilizado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a convite da Profa Thais Cremon, responsável pela disciplina de Marketing e Vendas.

Com o tema “AGROMARKETING – pensar grande é mais fácil que planejar ações e conceber estratégicas efetivas que sejam viáveis e rentáveis para os pequenos produtores”, Guilherme Leite apresentou aos alunos, a conceituação moderna do Marketing, a importância do desenvolvimento da carreira, o vasto campo de atuação de um profissional de marketing no agronegócio, as possibilidades de aplicação de diversas ferramentas mercadológicas em pequenos negócios, como barraquinhas de feira, agricultura familiar e também relatou sua experiência em comunicação e marketing para o agronegócio apresentando cases de empresas que se destacam perante a concorrência. “Mesmo sendo um termo costumeiro em nossa cultura há muitos anos, ainda existe certa mistificação sobre o marketing. Muitas pessoas o confundem ou o resumem apenas à necessidade de uma empresa/prestador de serviço comunicar-se com seus clientes, mas o conceito vai além e a partir dessa explanação elenquei diversas ferramentas de marketing, insights e ações que são altamente aplicáveis a qualquer modelo de negócio, do mais simples, como por exemplo, uma barraca na feira, até mesmo a uma grande empresa de suplementação animal”, ressalta Leite.

O curso técnico em agronegócio é uma iniciativa do governo federal por meio do Pronatec, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul – SED/MS e tem em suas bases, a dinâmica de proporcionar aos alunos, encontros com profissionais atuantes na área, de modo que eles apresentem aos estudantes, um pouco de sua experiência profissional, para que o aluno tenha um contato maior com a realidade da profissão, visto que, por se tratar de um curso noturno, com um perfil de estudantes que, em sua totalidade trabalham durante o dia, a realização de aulas práticas ou extramuros torna-se inviável. De acordo com a professora Thais Cremon, “esse contato com o profissional é extremamente importante. A participação do professor Guilherme, que compartilhou com os nossos alunos um pouco dos seus 15 anos de carreira em marketing e comunicação e também a sua atuação no agromarketing, permitirá aos alunos, a oportunidade de assimilar todos os conhecimentos adquiridos ao longo deste período letivo e, além disso, vislumbrar oportunidades de aplicação desses conceitos em seus empregos, principalmente por estarmos no encerramento do módulo”, afirma Cremon. Confira as fotos:

A E. E. Ramona da Silva Pedroso fica na Rua Adroaldo Pizini, 2750, em Dourados e os interessados em matrículas ou demais informações sobre os cursos ofertados podem entrar em contato por meio do telefone 3421-3000.

 

guilherme lattes

Guilherme Leite é graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Votuporanga (Unifev), especialista em Docência do Ensino Superior pelo Faculdade Pitágoras, cursa MBA em Marketing na Fundação Getúlio Vargas (FGV). É diretor executivo da Verso e Prosa Comunicação e professor das disciplinas de Atendimento em Agência e Pesquisas de Marketing, no curso de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *