A importância do teatro na formação humana

A formação teatral antes de reconhecer e desenvolver qualquer veia artística, promove o crescimento dos envolvidos enquanto cidadãos. A trajetória de Deiner Urzedo exemplifica essa afirmação.

O ator

Natural de Iturama (MG) se envolveu com teatro quando ainda cursava o ensino médio, “eram pecinhas de sala de aula. Muito divertidos, mas éramos apenas crianças brincando de teatro, sem nenhum conhecimento técnico ou elaboração prática.”, diz Deiner.

Já adulto, foi convidado pra trabalhar em alguns pequenos espetáculos, pelo amigo Zé Antônio Borges (professor de teatro, em Iturama, na época), que hoje integra o grupo Kahlos, de São José do Rio Preto. O ator que não tinha praticamente experiência alguma, atribui essa confiança inteiramente à sua dedicação e paixão pela arte e é muito agradecido pela oportunidade, já que o período foi de intensa aprendizagem.

Anos mais tarde, sem o Zé por perto, soube que a Escola Livre de Teatro (Elite), na qual o diretor havia se formado, ainda existia em Jales, se matriculou e imediatamente retomou sua rotina de estudos, desta vez coordenada pelo professor Clayton Campos.

“Toda a semana, no dia das aulas eu viajava. Sob chuva ou sol, eram 180km (ida e volta), que não me arrependo de ter percorrido.”, conta o mineiro.

A desenvoltura em público, fácil adaptação a novos ambientes e conhecimento mais profundo da cultura brasileira veio nessa época, quando teve a chance de fazer alguns trabalhos com o Clayton.

O cidadão

Mas nem só de aplausos vive o homem e Deiner se distanciou um pouco do teatro, porém, segundo ele, o teatro nunca se distanciou dele. “As técnicas de atuação, respiração, projeção de voz, música, concentração, dramaturgia, direção, produção, maquiagem e as amizades que construí são pra vida toda. E cada ensinamento me será útil em algum momento, em qualquer área que eu venha a atuar. Valeu a pena!”, diz ele.

Atualmente, vivendo ainda na cidade mineira, onde, de acordo com ele, falta apoio ao teatro, desenvolve carreira empresarial, longe dos palcos. Mas não sem creditar seu sucesso à formação cultural, intelectual e social que a arte lhe proporcionou.

O incentivo

Para finalizar, Deiner deixa uma mensagem emocionada aos que caminham pelas veredas da arte: “Dedique-se, persevere, ame, seja humilde e fomente o espírito de equipe em você. Esse é o segredo do sucesso. Seja sob a luz dos holofotes ou não.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *